Curiosidades

PNEUS

Quais os cuidados a ter com os pneus?

Os pneus para terem o máximo de longevidade terá que ter atenção a 3 aspectos, o equilíbrio, o alinhamento da direcção e a pressão.

 

O que beneficio com o equilíbrio de pneus e quando devo de o fazer? 

O equilíbrio de pneus permite ganhar mais longevidade dos componentes de direcção, suspensão e do próprio pneu para além de conferir maior segurança na condução. Esta operação deve de ser efectuada a cada 15.000 km. Alguns factos:

  • O conjunto Jante/Pneu tem de ter o máximo de equilíbrio máximo, pois, em média, um pneu a 120 km/h faz 1562 voltas por minuto – dependendo da jante e tipo de pneu – por essa razão é fundamental o conjunto estar o mais equilibrado possível.
  • Após a verificação do conjunto é colocado peso na jante. O equilíbrio evita vibrações no automóvel, melhora a segurança, o comportamento dinâmico (direcção, suspensão) e reduz o desgaste dos pneus.

 

Se já equilibrei o conjunto jante/pneu será necessário o alinhamento de direcção, porquê? 

Sim, deve, pois apesar do conjunto do jante/pneu estar equilibrado o desgaste vai ser dado pela geometria da direcção da sua viatura. Por essa razão é necessário o alinhamento de direcção que deve de ser realizado a cada 15.000 km.

  • O alinhamento da direcção é fundamental para a segurança da sua viatura e também para a longevidade do pneu. O alinhamento de direcção permite que o desgaste do pneu seja de igual forma por toda a superfície do piso (e não apenas num dos lados interior ou exterior) e também aumentar a estabilidade do carro.
  • Um dos sintomas de direcção desalinhada é o carro “fugir” quando circulamos a direito e sem exercer força no volante e o carro deslocar-se para um dos lados, o volante não estar direito quando circulamos em frente ou em determinadas situações, em curva sentir que o carro fugiu momentaneamente.

 

Quais as consequências de ter a pressão incorrecta?

A pressão dos pneus é por vezes descorada sendo bastante importante. Tal como os outros pontos anteriores a pressão dos pneumáticos para além de influenciar directamente na segurança e na longevidade vida do pneu, tem um forte impacto nos consumos de combustível e por essa razão deve de ser verificada todas as semanas.

  • A pressão dos pneus errada também contribui para o desgaste prematuro do pneu. Assim uma pressão 30% abaixo do recomendado reduz a vida em cerca de 33%.

 

Copyright © 2015. Garagem da Lapa. All Rights Reserved.